segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Relembre 13 desenhos animados dos anos 80 (vídeo)

Os desenhos sempre foram discriminados pelas emissoras de TV. Ou melhor, eram. Hoje, diversos canais brigam entre si para conseguir os direitos de exibição de diversas produções. Esse fenômeno se deu graças ao sucesso de animações que fizeram história no Brasil e marcaram a memória afetiva de milhares de fãs.

Vi no Megacubo.

Cavaleiros do Zodíaco

saint_seiya_ost4

Talvez nenhum outro anime tenha feito mais sucesso no Brasil do que Cavaleiros do Zodíaco. Exibido na extinta Manchete e em outros canais posteriormente, conquistou um número imenso de fãs e rendeu milhões em produtos licenciados. Até hoje, depois de mais de dez anos, ainda são lançadas novas séries, filmes e mangás continuam sendo lançados e tendo altas vendagens.

Pokémon

pokemon-forever

No auge da fama não existia uma criança que não recitasse os nomes dos monstrinhos de bolso. Na época em que a Record nem sonhava em disputar o primeiro lugar com a Globo ela garantia a posição com folga graças a Pokémon, principal atração da programação infantil do canal. Teve mais de dez filmes e continua sendo exibido no Japão. Já aqui, a febre passou faz um tempo e é exibido pela RedeTV, que já anunciou seu cancelamento.

Dragon Ball Z

Dragon Ball _ 43

Mesmo sendo uma continuação de outro desenho e tendo mudado de emissora, Dragon Ball Z entrou no imaginário de crianças e jovens. Era impossível sair à rua e não ouvir meninos brincarem de kamehamehá  e de torneio de artes marciais. A série atraiu inúmeros produtos licenciados, além do mangá, um dos quadrinhos mais vendidos do gênero no Brasil. Atualmente, depois de centenas de reprises, é exibido nas manhãs da Globo, mas nem de longe com o mesmo brilho.

Shurato

shurato

Esse desenho fez sucesso em terras nipônicas, sendo celebrado por uns e considerado uma mera cópia de Os Cavaleiros do Zodíaco por outros. De fato, Shurato seria a última série de anime envolvendo armaduras e mitologias, chamado por alguns de sub-gênero “spirit”. No Brasil foi transmitido pela Manchete e teve um relativo sucesso em meio a tantos outros bons desenhos transmitidos naquela época.

Bob Esponja

5956

Da nova leva de desenhos americanos mostrou-se o melhor, com seu roteiro capaz de agradar tanto crianças quanto  adultos. O criador Stephen Hillenburg diz que viu muitos filmes pastelões para compor a personalidade do seu personagem. Hoje, com dez anos de existência já virou boneco, toque de celular, chaveiro e até filme.

Os Simpsons

Este é com certeza o desenho de maior sucesso no mundo inteiro, desde sua estréia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 448 episódios; a vigésima primeira temporada começou a ser exibida em 27 de setembro de 2009. O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo. No Brasil o primeiro episódio foi ao ar em abril de 1991. Os episódios são reprisados pela FOX, de segunda a quinta, das 18:00 às 19:00 e das 20:00 às 21:00 (nas sextas são exibidos até as 22:00), e a estréia de novos episódios aos domingos, das 20:00 às 21:00. O último episódio exibido pela Rede Globo foi Um Amor de Pai (Hello Gutter, Hello Fadder), da 11ª temporada, no dia 10 de abril de 2009. Com a estréia da nova TV Globinho, os episódios não são mais exibidos pela Rede Globo.

Pica - Pau

Ao lado da serie de humor Chaves, esse talvez seja, o desenho de maior sucesso no pais. Ele foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi. Depois disso foi exibido por diversos canais, como Globo, SBT e Record, que ainda hoje é quem transmite o desenho, porém ele sofre várias mudanças de horário e algumas vezes os episódios são cortados pela emissora, mas sempre sobra um espaço para o Pica-Pau em sua grade de programação.

Tom e Jerry

Depois de Pica-Pau ele é o desenho animado que mais agrada crianças e adultos no Brasil. Tom & Jerry é uma série animada de curta-metragens criada nos anos 40 por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo o tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry). Já foi transmitida por diversos canais no Brasil e atualmente  é transmitido pela Ulbra TV.

O Gato Félix

O gato preto que usava sua bolsa mágica para criar desde uma mesa até um navio ou avião. Felix nunca se separa da bolsa mágica e, embora os muitos vilões, tentem roubá-la, Felix sempre escapa.

Popeye

O marinheiro valente que vivia salvando sua amada Olívia Palito das mãos do grandalhão Brutus. Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

Os Smurfs

Os duendes azuis governados pelo sábio Papai Smurf que moravam em casas de cogumelos. Na Bélgica, país de origem de Peyo, criador dos Smurfs, recentemente foi cunhada uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.

O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca branca), exceto o seu líder. Ele veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a idéia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os “mais frágeis”. O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro.

A palavra “Smurf” seria na verdade uma sigla em inglês: S.M.U.R.F.= Socialist Men Under Red Father/ Homens Socialistas sob o comando do “Papai Vermelho”. No caso, o Papai Smurf é quem manda na comunidade dos pequenos seres azuis.

Caverna do Dragão

Dificilmente ninguém nunca acompanhou a história do grupo de jovens que buscavam voltar para casa. Exaustivamente reprisado pela Globo, o fato de seu último episódio nunca ter sido gravado gerou dezenas de lendas urbanas sobre a aventura derradeira, em que pessoas juram já ter assistido e contam o final que “viram”. Como já se passou muito tempo é muito improvável que um dia o Caverna do Dragão tenha seu final animado. As esperanças que restam é que um dia tenha seu filme produzido.

Speed Racer

Foi graças a Speed Racer que Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball aportaram no Brasil. O desenho era o mais assistido da década de 70 e está entre os mais bem colocados no ranking de audiência nacional. Chegou a ser reexibido pela Cartoon Network e ganhou uma adaptação para o cinema produzida pelos irmãos Wachowski, de Matrix. Hoje é possível adquirir a série completa em DVD ou comprar os mangás em que o anime se baseou.

Um comentário:

Unknown disse...

nossa acaverna do dragão eu não perdia , que maximo !!!!!!