quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ícones da comédia na TV e no cinema

Comediantes Ronald Golias

Relembre alguns comediantes antigos que ainda inspiram os da nossa geração e nos fazem rir.

O Gordo e o Magro

O Gordo e o Magro

Dupla popular de comediantes que se tornaram famosos no início do século XX por seu trabalho em filmes cômicos e também por seu trabalho no teatro, nos EUA.

Começaram a atuar juntos em 1926, um magro (Stan Laurel (1890 – 1985) e um gordo (Oliver Hardy (1892 – 1957). Ao todo fizeram cerca de 106 filmes juntos, sendo 40 curta-metragens sonoras, 32 curtas-metragens no cinema-mudo, 23 longa-metragens e 11 filmes como convidados.

Dentre seus filmes mais conhecidos da dupla podemos citar: “Early to Berd” (1928), “You’re Darn Tootin (1928), “They go Boom!” (1929) e “Wrong Again” (1929), dentre outros.

Hard sofreu um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover, tendo falecido em 7 de gosto de 1957, aos 65 anos.

Stan faleceu em 1985, vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos.

Os Três Patetas

Os Três Patetas

Grupo cômico norte-americano do século XX, formado por Larry ( Larry Fine), Moe (Moe Howard) e Curly (Jerome Lester Horwitz) ficaram famosos pelo trabalho em vários filmes e diversos curtas-metragens.

Curly sofreu um derrame em 1947 e faleceu em 1952, tendo participado e 97 curtas, foi substituído por Slemp, que estrelou 77 curtas e um filme antes de morrer de ataque cardíaco em 1955, logo após foi substituído por Joe Besser, que entrou para o grupo em 1956 e saiu em 1957 porque sua esposa sofreu um ataque cardíaco.

Joe raspou a cabeça e tornou-se o mais novo integrante do grupo, Curly Joe. Larry faleceu em janeiro de 1975, vítima de um derrame, na época em que produziam um especial para televisão chamado Kook’s Tour, que nunca chegou a ser transmitido, culminando no término do grupo.

Moe morreu alguns meses depois, em maio de 1975. Ficaram conhecidos pos filmes como: “Starrt Cheering” (1938), “The Outlawsts Cominng” (1965), “The Three Stoogegs en Orbit” (1962), dentre outros.

Chaplin

Charles Spencer Chaplin

Sir Charles Spencer Chaplin, Jr., mais conhecido como Charlie Chaplin, natural de Londres,  foi ator, diretor, dançarino, roteirista e músico britânico, ainda hoje reconhecido como um dos gênios e a face da sua época.

Teve uma vida conturbada, seus pais se separaram logo após seu nascimento, deixando-o aos cuidados de sua mãe, mais tarde após a morte de seu pai causada por problemas de vício em bebida e a internação de sua mãe no Asilo Cone  Hill, por problemas mentais, tendo falecido em 1928. Aos 12 anos de idade foi mandado, junto com seu meio-irmão mais velho para a Escola Hanwell para Crianças Órfãs e Destituídas.

Ficou conhecido no mundo com o personagem Charlot, Carlitos ou também “O Vagabundo”, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto, calças e sapatos desgastados e mais largos que seu número, uma cartola, uma bengala de bambu e um pequeno bigode.

Em 1943 conheceu sua última esposa, a quinta, casou-se com Oona O’Neill, ele com 54 anos e ela com 17, com quem foi muito feliz, com oito filhos e permaneceu com esta até sua morte. Morreu em 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos, em consequência de um derrame cerebral.

Atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes na era do cinema-mudo. Dentre seus sucessos podemos citar: “Luzes da cidade”, “Tempos Modernos” e “The Circus”, sendo os dois primeiros considerados entre os melhores filmes de todos os tempos, mas não indicados a nenhum prêmio por Charles não dar muita importância ao que teria ganho com o Filme The Circus, o qual usava para segurar a porta para que ela não batesse.

Mazzaropi

Mazzaropi

Amácio Mazzaropi foi ator, cantor e cineasta brasileiro, natural de São Paulo. Iniciou sua carreira no circo La Paz, onde contava anedotas e causos ganhando uma gratificação.

Em 1958 vendeu sua casa e criou a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) onde produziu filmes como “Chofer de Praça” e “Jeca Tatu”, um de seus filme mais famosos. Em 1961 adquiriu sua fazenda, que se tornou um estúdio para seus filmes, onde gravou “Tristeza do Jeca”, “O Corintiano”, também recordes de bilheteria e com os quais ganhou vários prêmios.

Mazzaropi nunca se casou, mas teve um filho adotivo e, apesar de nunca ter assumido, sua homossexualidade foi confirmada por Dadid Cardoso, que foi convidado para dançar com Mazzaropi numa festa de aniversário.

Mazzaropi morreu na época em que produzia o filme “Maria Tomba Homem”, vítima de câncer na medula óssea, aos 69 anos de idade.

Jerry Lewis

Jerry Lewis

Joseph Letitch, mais conhecido como Jerry Lewis, nascido em Newark (EUA), é um ator, produtor, diretor e escritor de cinema norte-americano. Iniciou sua carreira com Dean Martin, também comediante, com o qual fez uma dupla cômica de sucesso em meados dos anos 50 e, por divergências na concepção dos filmes e um certo ciúme profissional a dupla se desfez em 1956.

Trabalhou como produtor em diversos filmes e se manteve como um dos principais astros de Hollywood até 1966, depois dos anos 70 Jerry se dedicou a seus programas na televisão americana, sempre com grande sucesso.

Ficou conhecido por filmes como: “O professor Aloprado” (1963), “O fofoqueiro” (1967), “A família fuleira” (1965), “Um biruta em órbita” (1966), entre outros.

Jerry Lewis

Em 2009, ganhou o Prêmio Jean Hersholt, o Oscar Humanitário por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular, no início dos anos 50, da qual foi presidente nacional a partir de 1952, e por estar continuando com este trabalho humanitário atualmente. Jerry Lewis foi um dos fundadores do Teleton.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: