quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Britânicos constroem carro que poderá atingir 1.690 km/h

Foto: Divulgação

A mesma equipe que construiu o Thrust SSC, primeiro veículo terrestre a ultrapassar a barreira do som em 1997 deu início a construção do Bloodhound, que poderá chegar a 1.690 Km/h.

Foto: Divulgação

O veículo mede 8 metros e pesa 6,4 toneladas e será impulsionado por um foguete acoplado à turbina EJ200 do caça Typhoon Eurofighter. As rodas são de 90 centímetros de diâmetro e serão produzidas com um titânio de alta qualidade para suportar a velocidade.

Foto: Divulgação

Segundo os idealizadores do carro mais rápido do mundo, o modelo acelera de 0 a 1,690 km/h em apenas 40 segundos. "Isso é uma grande aventura da engenharia", disse o diretor técnico do Bloodhound, John Piper.
Quem vai guiar o supersônico é o piloto da Força Aérea Real (RAF) Andy Green, o mesmo que alcançou 1.200 km/h com o Thrust SSC há 11 anos. Green admite que o desafio é arriscado, mas garante que o carro está sendo projetado para aumentar sua segurança.

Foto: Divulgação

A equipe está trabalhando no projeto há 18 meses e a expectativa é de que a demonstração do carro seja feita em 2011. Os engenheiros ainda procuram um local ideal para a tentativa de atingir o novo recorde.

Vi no G1.

Nenhum comentário: