quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Testando a segurança do microondas usando um notebook

micro1

Um blog Russo sugere testar a segurança dos fornos microondas usando um notebook com wireless conectado a internet através de uma rede Wi-fi.

micro1

O site sugere que os aparelhos seguros devem impedir a passagem de ondas eletromagnéticas para fora do aparelho. Portanto, se colocarmos um notebook dentro do aparelho e fecharmos a porta, o notebook deve estar completamente isolado da rede wireless do local (teste que é feito enviando vários “ping” no ip do aparelho através de um outro pc).

micro2

O pessoal garante que o teste é seguro, porém, como físico devo lembrar que eles se esqueceram de verificar se as freqüências das ondas eletromagnéticas do forno microondas e a freqüência com que as redes Wi-fi trabalham são compatíveis.

micro3

Após uma pequena pesquisa no Google temos um valor para a freqüência dos fornos microondas: 2,450 GHz (fonte).

Já a rede Wi-fi trabalha em três padrões diferentes, são eles (fonte):

  • IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.
  • IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps. Este padrão utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum – Sequência Direta de Espalhamento de Espectro) para diminuição de interferência.
  • IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.

Neste caso dada a proximidade entre as freqüências de operação dos dois aparelhos (e levando em conta que os fornos de microondas são equipados para eliminar uma gama de freqüências em torno da freqüência principal) acredito que o teste seja plausível.

Nenhum comentário: