Conheça o “Caveirão”, o veículo blindado usado pelos policiais do Rio de Janeiro em operações especiais e de alto risco. Veja fotos e informações detalhadas sobre o assustador blindado e, ao final, assista um vídeo muito legal mostrando um grupo de repórteres dando uma volta no veículo em meio as favelas cariocas.
Painel parece com o de carro comum e pára-brisa é alvo dos bandidos
Caveirão é o nome popular do carro blindado usado pelo batalhão de operações policiais especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em incursões nas favelas na capital fluminense. Oficialmente, o nome desse carro blindado é Veículo blindado de transporte de pessoal. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não é um carro de combate, ele é um carro de apoio. É utilizado para apoiar os policiais em operações ou resgatar policiais e pessoas feridas nas localidades conflagradas pelo crime organizado.
Os veículos se caracterizam por sua pintura preta, pelo logotipo do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE), que apresenta uma caveira com uma adaga encravada e garruchas douradas cruzadas (daí o apelido), e pelo uso de alto-falantes que avisam a chegada do blindado. Seu uso é razão de extrema controvérsia entre setores da sociedade. De um lado, defende-se a continuidade das operações, e mesmo sua ampliação, em razão do papel que teriam para trazer segurança aos agentes da lei. De outro lado, defende-se a abolição imediata das operações, pois as incursões seriam violadoras massivas de direitos humanos segundo estudiosos dos direitos humanos.” – Wikipedia
Pesando oito toneladas, os veículos atingem até 120 km/h
Veículo leva PMs para áreas de conflito e resiste a tiros e explosões
Para enfrentar o armamento pesado dos bandidos, os policiais só utilizam fuzil
O uso dos blindados ajudou a reduzir o número de PMs mortos em combate ou em serviço
Treinamento é essencial para disparar através dos pontos de tiros
Policiais do Bope recorrem aos veículos diariamente para cumprir missões arriscadas
Com a proteção do blindado, policiais chegam aos locais mais arriscados
Há 21 pontos de tiros: são orifícios onde os policiais encaixam os fuzis
Ano passado, 44 PMs morreram no estado. Até novembro deste ano, foram 17
O blindado hoje em dia é a maneira mais segura de os policiais entrarem em favelas
As quatro portas são travadas automaticamente e não abrem por fora
A Core, tropa de elite da Polícia Civil, também tem o seu blindado. Em cima dele, menor de 11 anos simula das tiros durante operação policial na Rocinha.
3 comentários:
incrível.
www.gizdrops.com
.50 ou lança granada resolve!
ótimo post
Postar um comentário