quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Capas de Veja e Época trazem mesma imagem sobre tragédia no Haiti

As edições desta semana das revistas Época e Veja sobre o terremoto que devastou o Haiti trouxeram a mesma foto de capa. A imagem mostra apenas uma mão, em meio a escombros  e ferros retorcidos, de uma das milhares de vítimas do tremor no país latino.

As edições dos semanários, que disputam o mesmo nicho de mercado editorial, chegaram às bancas no último sábado (16). A capa de Veja - de propriedade do Grupo Abril - traz o título "Haiti: 12 de janeiro de 2010". Já a edição de Época, publicação mantida pela  Editora Globo, destaca: "Nos escombros do Haiti".

Por meio do blog Faz Caber, mantido pela equipe de arte de Época, a revista mencionou na última sexta-feira (15) as opções de escolha da capa do semanário sobre o Haiti.

"Pra fazer uma capa de uma cobertura jornalística de uma tragédia grande como a que ocorreu no Haiti, é necessário mergulhar com profundidade nas pesquisas de imagens. Ficar ligado 24hs na internet, TV e jornais. O olhar tem que estar treinado para cortar, ver detalhes e imaginar como aquela foto pode encaixar na capa", diz o enunciado. Abaixo, foram postadas seis possibilidades de escolha da imagem de destaque, cinco delas com crianças em imagens. 

Segundo apurou a reportagem, a mesma foto utilizada por Época e Veja havia sido publicada pelo Le Journal de Montreal, do Canadá, na última quinta-feira (14). Um dia depois, o diário londrino The Times também destacou a imagem na matéria de capa.

Vi no Portal IMPRENSA.

Nenhum comentário: