sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cientistas anunciam criação da pílula que pode acabar com os alisadores de cabelo

Estudiosos australianos anunciaram que em um futuro próximo podem criar uma pílula que deve decretar a morte dos cremes alisadores e das famosas “chapinhas” para alisar cabelos. Eles identificaram o gene Trichohyalin como o responsável por fazer com que os cabelos sejam encaracolados.

A descoberta do gene vai ser útil para prever se um bebê terá um cabelo liso ou ondulado ou ainda pode facilitar o trabalho de um investigador, que por meio de materiais colhidos em qualquer local, conseguirá identificar como é o cabelo do suspeito.

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland (QIMR), na Austrália, comparou 5.000 gêmeos e viu que as variações entre irmãos era sempre a mesma quando um tinha cabelo liso e outro encaracolado.

Nick Martin, professor e coordenador da pesquisa, disse ao site Daily Mail que o gene já era conhecido.

“Estudamos uma grande quantidade de informações. O gene é conhecido há mais de vinte anos por estar ligado à produção do cabelo e fica na raiz do cabelo.”

Ele diz que em vez de tratar diretamente o cabelo para que ele se torne liso ou vice-versa, será possível criar tratamentos para produzir cabelos dos dois tipos, por meio da produção de pílulas, por exemplo.

A aplicação mais imediata será nas investigações policiais, a partir do DNA deixado na cena do crime, mas ele confirmou que vai se reunir com uma empresa de cosméticos para falar sobre os próximos passos que envolvem a descoberta.

Vi no R7.

Nenhum comentário: