segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Olheiras. Como acabar com elas!

      A correria do dia-a-dia acaba interferindo na nossa aparência, e em um dia qualquer você acorda tão inchada que fica até assustada porque parece um monstrinho! O pior de tudo é que você não sabe como se livrar dessas horríveis olheiras. Pessoas morenas que tem mais melanina na pele geralmente possuem olheiras mais evidentes do que as pessoas claras. Mas não se preocupe, aqui vamos te dar algumas dicas para combater essas terríveis bolsas embaixo dos seus olhos.

CAUSAS

      Inúmeros motivos podem provocar as famosas “bolsas” embaixo dos olhos que não são apenas sinais de cansaço, sendo muito difícil evitá-las.

      As olheiras são originadas por um depósito de melanina – pigmento escuro – na pele que podem ter várias causas como genética, cansaço, estresse físico ou emocional, noites mal dormidas e outros.

      Segundo a dermatologista, as olheiras ocasionadas pelo estresse ou por uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece.

      Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. “Neste caso, além da influência e do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido”, explica a especialista.

      As principais causas são hereditariedade, exposição ao sol e má alimentação. Poucas horas de sono, estresse emocional ou físico e o excesso de dilatação das veias na região dos olhos também podem acentuar as olheiras.

olheira

      A área escurecida logo abaixo dos olhos pode estar ligada a doenças de origem sistêmica, alterações hormonais como a TPM, ou mesmo ao processo natural de envelhecimento, quando a pele tende a ficar mais fina e transparente.

TIPOS DE OLHEIRAS
  • Olheiras casuais

      Quando choramos, a região dos nossos olhos não fica vermelha e inchada? Pois é, isso acontece porque há um excesso de esforço sobre a região, que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e fiquem mais visíveis. O mesmo acontece quando dormimos mal ou estamos muito cansadas.

      Situações pontuais como esta são as mais fáceis de serem solucionadas. Uma boa e reparadora noite de sono ou um disfarce com maquiagem já dão conta do recado.

      As tradicionais receitinhas caseiras também funcionam: água boricada, chá de camomila, pepino, cremes de arnica ou castanha da índia… Muitas substâncias naturais possuem real ação calmante e antiinflamatória, mas o principal é que elas sejam usadas sempre geladas, pois a temperatura fria é a responsável pela constrição dos vasos.

olheiras

  • Olheiras insistentes

      Olheiras de cansaço que insistem em não desaparecer podem estar associadas ao estresse, má alimentação, excesso de álcool e cigarro. Para estes casos, não tem jeito, o melhor mesmo é tentar mudar alguns hábitos de vida.

  • Olheiras crônicas

       Depois de certa idade, peles mais morenas podem acumular melanina abaixo dos olhos, formando olheiras em tons acastanhados. Para esses casos, os peelings químicos, feitos com ácido glicólico ou retinóico, costumam melhorar consideravelmente o aspecto da pele. Na continuidade do tratamento, o dermatologista ainda pode receitar cosméticos despigmentantes e clareadores.

      Há ainda um terceiro tipo de olheiras que se forma em função do acúmulo de gordura ou líquidos embaixo dos olhos, aparentando pequenas bolsas. Bons cosméticos podem ser usados com o auxílio de massagens, que promovem uma drenagem linfática na área.

TRATAMENTO

      “Não existe um método totalmente confiável para o tratamento das olheiras. Só existem cosméticos para amenizá-las, para acabar com elas não. Os melhores são os dermocosméticos, pois funcionam como corretivos também”, afirma a dermatologista.

      As olheiras de cansaço desaparecem quando há um descanso ao corpo, já as crônicas são genéticas.

Peeling

      A opção mais moderna para se tratar olheiras é o laser com luz pulsada, mas os resultados são mais satisfatórios em peles clarinhas. A aplicação é local e age diretamente sobre os vasinhos aparentes. São necessárias cerca de cinco ou seis sessões para se obter o resultado desejado.

Cremes

      Em casa, os cremes devem ser aplicados em movimentos circulares, no sentido horário, seguidos de leves batidinhas na região. Massagens com profissionais especializados e aparelhos específicos também podem ser feitas em clínicas e dermatologistas. Em casos mais avançados, a cirurgia para a retirada das bolsas e da pele flácida pode ser necessária.

Máscaras

      Tratamentos com máscaras são muito usados em clínicas de estética, só que no primeiro momento as rugas e olheiras desaparecem e começam a voltar novamente.

olheiras mascaras

COMO DISFARÇÁ-LAS?

      Aí vem o desespero para amenizar os efeitos e fazer com que elas fiquem menos visíveis ou até se possível que desapareçam.

      Infelizmente as olheiras atingem grande parte da população, principalmente as mulheres, e ficar usando maquiagem não é uma boa opção para essa situação, pois elas tem apenas efeito cinderela.

olheiras

      Existem muitas formas de disfarçá-las, mas você deve levar em conta que a área que está ao redor dos olhos é super delicada e você deve ser muito cuidadosa.

RECEITAS

       Existem maneiras mais adequadas para acabar com o seu problema, e não ter que ficar disfarçando com produtos ou maquiagem.Encontramos na internet diversas receitas caseiras para acabar com as olheiras, que são totalmente confiáveis e que desaparecem definitivamente com esse simples constrangimento.

      Muitas receitas caseiras do tempo da vovó para olheiras ainda existem, como: colocar uma rodela de pepino em cima dos olhos, fazer uma chá de camomila e colocar com um algodão sobre as pálpebras. Outra forma usada é guaraná gelado.

olheira

Uma boa receita caseira é fazer compressas com flores de limeira:

      Você deve ferver durante 10 minutos um punhado de flores de limeira com aproximadamente 250 ml de água limpa, então deixe esfriar, e coe as flores de limeira. Depois é só colocar sobre as pálpebras, utilizando um algodão. Repita esse processo várias vezes, e mesmo que com sono, cansaço, hereditariedade, ou proximidade à menstruação, você não mais terá olheiras.

olheira

DICAS:

1. Compre uma batata e esmague-a até fazer um purê. Depois pegue um pedaço de pão branco, molhe-o em leite, misture com o purê de batata e aplique sobre as olheiras. 20 minutos depois, enxágüe os olhos com água morna. Vai ver como tudo melhora.

2. Faça um chá de camomila e coloque no freezer. Depois coloque dois algodões molhados nos olhos e deixe-os 15 minutos. É uma ótima opção para tirar as olheiras.

3. Se tiver olheiras com muita freqüência, pode comprar uma máscara dessas que se colocam no freezer. O frio ajuda os olhos desincharem.

4. Sobre o hipoglós, é verdade, clareia… Passe uma fina camada nas olheiras, e deixe por uns vinte minutos no mínimo…. ou passe e vá dormir, limpe bem a pele depois com leite de colonia… mas cuidado, não deixe que leite de colonia vá dentro dos olhos, porque ficam irritadissímos!

MAQUIAGEM

      Se as olheiras não desaparecerem por nada, deve usar a técnica que nunca falha: o corretivo num tom mais forte que o da pele e tomar banho quente antes de se maquiar, pois isso dilata os vasos sanguíneos. Não importa se é em creme ou em bastão, e sim que seja da tonalidade mais parecida com a da sua pele ou talvez um pouco mais clara. O que interessa é que você fique natural.

olheiras

      Aprender a disfarçar as olheiras usando corretivo em bastão bem seco, também é fundamental para a mulher. “Fixe-o com um pouco de pó facial aplicado com esponja de espuma. Corretivo é indispensável para as mulheres que se afligem com as olheiras. Leve até para uma ilha deserta”, aconselha Ligia.

olheioras corretivo

COMO EVITA-LAS?

      Antes de mais nada, é bom que você saiba que uma boa alternativa para não ter olheiras é evitar que apareçam. O primeiro que tem a fazer é remover bem a maquiagem todas as noites. Aplique em um floco de algodão um pouco de creme demaquilante especial para os olhos e deixe 20 segundos para que penetre bem na maquiagem. Depois com um outro algodão, retire o creme bem devagar, preferencialmente de fora até o contorno do olho, quer dizer, da orelha para o nariz. Se você respeitar estes passos, pode ter certeza de que está removendo a maquiagem como uma profissional.

olheiras

      Alguns truques de última hora podem ser úteis, quando se quer estar bonita e se dormiu pouco. Segundo Ligia Kogos, lavar o rosto, massageando com água quente, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras.

      Cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e vasodilatação, diminuindo as bolsas, já que se faz uma “drenagem linfática” da região também são importantes. “Isso é especialmente útil pela manhã, quando a pessoa acorda com os olhos inchados, olheiras, rosto marcado pelo travesseiro”, explica a dermatologista.

      Quem já apresenta a pré-disposição, seja por fatores genéticos ou insalubres (pouco sono, exposição em excesso ao sol, sal, etc), deve evitar fumo, álcool e outras ações que possam intensificar o congestionamento dos vasos.

Fonte: EuMaquio

Nenhum comentário: