sexta-feira, 18 de setembro de 2009

20 dicas para facilitar sua vida no Twitter

      Estava procurando informações no Google sobre a existência de algum site ou programas com ferramentas legais para o Twitter para que a minha vida se tornasse menos difícil.

      Este post é dedicado principalmente àquelas pessoas que usam o Twitter como uma ferramenta gratuita, porém poderosa, para promover e divulgar os seus trabalhos e idéias pela rede, e não somente o usuário (não menos importante) que usa o serviço apenas para se divertir. Bom, se esse é o seu caso, tenho certeza de que você gostará muito.

1. SIGA UM UTILIZADOR DE CADA VEZ

      Uma das coisas importantes de compreender acerca do Twitter, é que não existe necessidade de seguir toda a gente ou uma quantidade enorme de pessoas ao mesmo tempo. O microblogging não é um sprint nem uma corrida, é uma maratona a longo prazo. Navegue pela sua lista de contatos e listas de utilizadores do Twitter, e procure utilizadores genuínos e que realmente tenham interesse para si do ponto de vista pessoal e profissional. Só esses é que você deve seguir e procurar conhecer profundamente.

2. REMOVA UTILIZADORES DESNECESSÁRIOS OU SPAMMERS

      Não tenha medo de remover utilizadores do seu quadro de seguidores. Provavelmente você até desgosta de alguns dos utilizadores que acompanha regularmente, mas continua a segui-los sem razão aparente. Provavelmente até conhece alguns spammers que inundam a sua timetable com conteúdos desnecessários, promoções insistentes, ou mesmo envio de mensagens privadas em formato de SPAM. Esses utilizadores provavelmente não lhe interessam…

3. SIGA OS SEUS AMIGOS PESSOAIS E VIZINHOS

      Se tem pessoas que gosta na sua vida pessoal, independentemente de serem amigos ou simples vizinhos de bairro, poderá ser muito interessante segui-los, e também motivante por diversas razões. Se por ventura tem dificuldade em encontrar os seus vizinhos ou conhecidos, utilize as seguintes ferramentas: Twitter Search, Twellowhood e ainda o Twitterlocal. Se por ventura utiliza um iPhone, poderá experimentar ainda o Tweetie e o Twinkle. Com esses aplicativos, é relativamente fácil encontrar utilizadores interessantes perto de si, que posteriormente poderá começar a seguir.

4. SIGA OS MELHORES NA SUA ÁREA

      Em praticamente todas as áreas profissionais existem aqueles que são considerados os melhores entre os melhores. Se por ventura gosta de cinema, Ashton Kutcher pode ser um actor interessante a seguir, se gosta de notícias e conteúdos jornalísticos na hora, a CNN Breaking News é uma forte opção, se o seu forte é a música, porque não seguir os Coldplay? Se gosta deste blog, porque não seguir-nos também?

5. SIGA OS SEUS CONCORRENTES

      Embora você possa não concordar plenamente (ou completamente) com a opinião dos seus concorrentes, segui-los no Twitter é uma forma de não só aprender alguma coisa, mas também compreender de que forma estes se comportam no meio. Geralmente temos tendência a ignorar as pessoas de que não gostamos e/ou com as quais não concordamos, mas a verdade é que elas têm sempre algo para nos ensinar…

6. REMOVA O SEU CLIENTE DE DESKTOP

      Por mais que os clientes de desktop sejam interessantes e mais eficientes do ponto de vista da utilização, a verdade é que eles são autênticos consumidores de tempo. Provavelmente você ainda tem os alertas activados, para ser notificado sempre que surge um novo Tweet, ou então alerta sonoro para distraí-lo em tempo real. Essa é uma das grandes razões que o leva a ser pouco produtivo e/ou também uma das razões por detrás do seu (in)sucesso. Remova o seu aplicativo desktop, e ganhe mais algum tempo para si próprio. Depois disso, faça uma introspecção e avalie até que ponto não ganhou mais tempo para outras coisas realmente importantes.

7. UTILIZE APENAS O CLIENTE ONLINE

      Não lhe disse para deixar de utilizar o Twitter. Simplesmente recomendo-lhe que visite directamente a página do Twitter, num máximo de 2/3 vezes ao dia. Provavelmente, há muito tempo que não visitava a página oficial do Twitter, mas a verdade é que ela continua online e a funcionar cada vez melhor!

8. UTILIZE O TELEMÓVEL PARA TWITTAR (OU PELO MENOS TENTE)

      Nos dias de hoje são muitos os telemóveis compatíveis com aplicativos para o Twitter. Seja um iPhone, um Nokia ou um qualquer telemóvel a correr Android ou Windows Mobile, existem inúmeros aplicativos para o Twitter e você deverá utilizá-los numa base regular. Já é perfeitamente possível Twittar a partir do telemóvel, através de uma aplicação ou SMS. Isso irá poupar-lhe imenso tempo.

9. UTILIZE ALGUMAS DAS APLICAÇÕES PARA O TWITTER

      Existem inúmeros sites e aplicativos de qualidade para o Twitter nos dias de hoje. Dizer que já foi tudo inventado pode ser um exagero da minha parte, mas a verdade é que existem inúmeras oportunidades de enriquecimento nestes meios. Conheça algumas: Twittervision, Twitterfeed, Tweetscan, Twistori, Twitpic, Twitscoop, Twittercounter, Tweetlater, Hahlo, TwitThis, Tweetag, The Mattinator, entre outras.

10. EXPERIMENTE OUTRAS REDES DE MICROBLOGGING

      O Twitter não é de longe a única rede de microblogging do mundo. Existem muitas outras, embora as minhas preferidas sejam o Plurk e o Jaiku por exemplo. Aproveite para tentar estar presente em mais do que uma rede, retirar o prazer de participar em ambas e só depois escolher aquela que lhe trouxer maiores dividendos e prazer.

11. ORGANIZE A SUA PARTICIPAÇÃO NO TWITTER

      A melhor forma de você conseguir produzir muito no seu dia-a-dia, é limitar ao máximo o tempo disponível para cada tarefa. Porque é que as pessoas e profissionais geralmente produzem mais quando o calendário está apertado ou o patrão exigiu que o trabalho estivesse concluído dentro de 1h? Simplesmente porque não havia disponibilidade para distracções e perdas de tempo. Limite ao máximo a sua participação no Twitter, como referi em cima, a um máximo de 2/3 visitas por dia.

12. AGENDE OS SEUS TWEETS

      Existem inúmeras aplicações capazes de tratar do agendamento de tweets de uma forma eficiente: CoTweet, Tweetlater e ainda o Hootsuite. Embora o microblogging trabalhe numa base diária de informação e por vezes seja complicado agendar determinados conteúdos, o método de agendamento pode ser extremamente funcional quando utilizado de uma forma eficiente. Utilize o agendamento para conteúdos diários, semanais ou mensais.

13. NÃO UTILIZE O TWITTER COMO MSN MESSENGER

      O Twitter é extremamente funcional como ferramenta de microblogging, mas muitos utilizadores caiem no erro de o utilizar como plataforma de mensagens instantâneas. Tente não fazê-lo! Para serviços desse tipo já existe o Gtalk, o MSN, o Skype, o ICQ, o AIM e muitos outros. O Twitter deverá ser utilizado como ferramenta de trabalho ou criação de sinergias com outros blogueiros e profissionais e nunca como distracção profissional.

14. FAÇA UMA PAUSA NO TWITTER

      Se por ventura se sente desconfortável com a sua presença no Twitter e não está a gostar da forma como interage com a ferramenta e com os seus seguidores, porque não fazer uma pausa? Se por ventura está preocupado com o volume de tráfego que poderá perder para o seu blog, utilize uma das ferramentas de agendamento de conteúdos que recomendámos no ponto Nº12.

15. ENVIAR LINKS É IMPORTANTE

      Embora seja importante partilhar conteúdos interessantes e de qualidade através do Twitter, é ainda mais importante enviar e recomendar links. Não apenas links seus e de blogs nos quais você é o autor, mas também outros conteúdos que você encontre pela internet e considere interessantes de partilhar. As comunidades do Twitter adoram partilhar e ler novas informações e links úteis, e isso cria sinergias, retweets e tráfego.

16. AJUDE OUTROS UTILIZADORES DO TWITTER

      Da mesma forma que a Mozilla e a ComCast ajudam os seus clientes e utilizadores através dos seus canais do Twitter, porque não fazer o mesmo com a sua própria conta? Tem um blog? Costuma escrever regularmente artigos e ajudar outros utilizadores a encontrarem respostas para as suas dúvidas? Considere criar um perfil no Twitter simplesmente com o intuito de as ajudar e rapidamente irá aperceber-se que o seu canal do Twitter irá crescer a um ritmo extremamente acelerado.

17. INSPIRE-SE PELOS SEUS SEGUIDORES

      De que vale a pena seguir muitos utilizadores, se a grande maioria deles não lhe trazem nada de relevante ao seu dia-a-dia? Aqueles que resolve adicionar ao seu Twitter, devem ser pessoas que o inspiram e lhe trazem conteúdos e ensinamentos relevantes, brincadeiras e boa disposição e acima de tudo realização enquanto navega pela rede de microblogging. Procure reunir-se de bons profissionais e pessoas, aprenda com elas e inspire-se para chegar mais longe.

18. RETWEETS SÃO IMPORTANTES

      Uma das funcionalidades mais importantes e interessantes do Twitter neste momento são os Retweets, ou seja, o reenvio de um determinado conteúdo que alguém escreveu para todos os seus seguidores no Twitter. Quando existem conteúdos de qualidade na sua timetable é importante reenviá-los e participar activamente nas acções de participação e difusão de conteúdos de qualidade. Essa é também uma forma eficiente de conseguir ganhar exposição, mérito e a longo prazo mais retweets para os seus próprios conteúdos. Para efectuar um retweet, basta utilizar o código “RT @fiquerico” no conteúdo a reenviar, por exemplo.

19. RECOMENDAÇÕES

      As pessoas e profissionais adoram recomendações. Sejam elas através de tweets simples ou participação em eventos como o #FollowFriday, os utilizadores do Twitter recomendam utilizadores e seguidores que gostam de ler regularmente. Isso é uma forma muito interessante e eficiente de divulgar bons utilizadores e profissionais presentes no Twitter, e também uma forma de ganhar reconhecimento e mais seguidores.

20. SEGUIR O TWITTER DO BLOG FIQUE RICO

      Não podia deixar de recomendar que sigam regularmente o nosso blog no Twitter (o blog do “Fique Rico”), onde eu falo regularmente de conteúdos relacionados com internet, tecnologia, blogs, e outros conteúdos que vou encontrando e partilhando por considerar interessantes. Visite-nos e envie os seus comentários e dúvidas sempre que desejar!

      Caso tenha gostado do “Plágios de Júnior Bocelli” e gostaria de saber sobre novos trabalhos, siga o @juniorbocelli e o @ronaldoalfinete.

Fonte: Fique Rico

Nenhum comentário: