terça-feira, 11 de agosto de 2009

Saiba como limpar seu notebook

      O manual de instruções dos equipamentos geralmente contém uma seção específica para o tema limpeza, dando dicas de como o equipamento deve ser limpo.

1 - Removendo a bateria

Foto: Fernando Panissi

Na parte inferior do notebook há uma trava de segurança; use-a para remover a bateria.

      A principal dica é que você deve executar o procedimento de limpeza com o notebook desligado da tomada e com a bateria desconectada do equipamento. Se você nunca retirou a bateria do seu portátil, não se assuste o manual sempre traz uma explicação de como fazê-lo. Entretanto observando a parte inferior do notebook você verá uma trava de segurança, e por meio dela irá conseguir remover a bateria, como mostra a ilustração ao lado.

2 - Limpando as partes plásticas

Materiais necessários: pano macio e limpo, água

      As partes plásticas abrangem todas as áreas externas do equipamento exceto a tela de LCD e o teclado do equipamento. A limpeza deve ser feita com um pano levemente umedecido em água. Não se deve aplicar força na parte de trás do LCD, para não danificá-lo.

3 - Áreas de ventilação

Materiais necessários: pano macio e limpo, bastonetes de algodão, água

Foto: Fernando Panissi

As saídas de ar do notebook, vista por três ângulos diferentes. Para limpa-las, use um bastonete de algodão. (Foto: Fernando Panissi )

      O notebook possui diversas saídas de ar, algumas posicionadas na lateral do equipamento, outras na parte de trás. Estas saídas são as responsáveis por expelir o ar quente gerado pelos dispositivos internos da máquina.

      Com o uso dos bastonetes é possível remover as sujeira que ali se acumulam, liberando a passagem do ar. O pano levemente umedecido em água. Deve ser usado em um segundo momento, para remoção da sujeira maiores, que ficam por fora da ventilação.

4 - Limpeza da tela de LCD

Materiais: Pano macio e limpo, água;

      O monitor é a parte mais delicada do equipamento, a primeira coisa que posso dizer é, antes de limpar, evite sujar. Tocar a tela com os dedos à deixa engordurada, e conseqüentemente suja, por isso, deve-se evitar ao máximo tocá-la.

      Quando ela estiver suja, usar o pano macio levemente umedecido em água para uma limpeza. Jamais pressione com força o pano sobre a tela, para não danificá-la. Após a limpeza, convém fazer uso de um pano macio e seco para finalizar o trabalho.

5 - Limpeza do teclado

Materiais: pano macio e limpo, água, bastonetes de algodão, pincel fino e com cerdas macias

Foto: Fernando Panissi

Usando um pincel fino é possível limpar o teclado de forma eficiente.

      Diferentemente de um teclado convencional, não é possível retirar as teclas em um notebook para efetuar a limpeza. Por isto este processo torna-se um pouco mais complexo. Para as teclas, basta usar o pano macio, levemente umedecido para a limpeza. O espaço entre as teclas pode ser "varrido" usando o pincel fino e macio, e a remoção desta sujeira pode ser feita usando os bastonetes de algodão.

      Caso você tenha um compressor de ar - mesmo aqueles portáteis - use-o para limpar o teclado, quando feito com prudência, é uma ferramenta importante para expelir as sujeiras que ficam presas abaixo das teclas.

6 - Em casos extremos

      Em casos de sujeira extrema, que a solução com água não esteja resolvendo, recomendo comprar álcool isopropílico e fazer a seguinte mistura: uma medida de álcool para cada duas de água. Utilize essa mistura para a limpeza, mantendo a regra de o pano ficar apenas levemente umedecido.

Jamais, jamais e jamais

      Jamais use produtos abrasivos ou panos ásperos para limpar o equipamento. Este tipo de produto pode danificar o computador, e produtos abrasivos pode desgastar o plástico dando um aspecto envelhecido e feio, como também pode danificar componentes internos, caso vazem para dentro do PC.

Fonte: G1

Nenhum comentário: