domingo, 9 de agosto de 2009

Esculturas com as mãos

      A Harrods, em Londres, esta expondo pinturas do artista italiano Guido Daniele, conhecido por usar mãos humanas como tela para pintar figuras de animais.

      O italiano começou a desenvolver a técnica artística inusitada em 2001, depois que pintou a cabeça de um animal na mão de uma modelo, como parte de uma campanha publicitária para um banco.

      O artista conta ter pesquisado “profundamente os traços de vários animais para reproduzi-los de forma mais fiel possível a partir das mãos de um ser humano”.

      Quase todos os animais, desde pássaros, répteis a mamíferos foram recriadas pelo artista, com exceção de um: o rinoceronte. Segundo Guido, seria “impossível reproduzir o chifre do animal”.

      Guido Daniele conta que dependendo do animal que está recriando, ele leva de 2 a 10 horas para completar o trabalho. Na foto, dedos cruzados dão forma à cabeça de um peru.

      O artista afirma que prefere usar mãos masculinas para realizar sua arte. “Eu prefiro mãos grandes e fortes”. As das mulheres, diz ele, geralmente são muito “pequenas e delicadas”.

      O processo para recriar a “mão-animal” é delicado e trabalhoso, diz o artista. Para começar, ele usa um lápis para desenhar o esboço e depois inicia a pintura, usando tintas à base de água e de óleo.

      A partir de 1986 ele começou a trabalhar para TVs e campanhas publicitárias, pintando bastidores dos mais variados tamanhos para programas, comerciais, eventos de moda e exposições.

      Na década de 90, o pintor investiu em nova experiência artística: a pintura corporal. Daniele passou a pintar corpos de modelos para os mais variados eventos, como desfiles e campanhas publicitárias.

      Guido Daniele tem 55 anos e nasceu em Soverato, na Itália. Atualmente vive e trabalha em Milão. O artista fez boa parte de sua formação na Itália, mas também estudou na Índia.

Nenhum comentário: