terça-feira, 28 de julho de 2009

Homem ensina a fazer máscara horrenda usando o próprio rosto

      No texto em que apresenta sua invenção, publicado pelo site instructables.com, o criador da máscara lembra que "é muito fácil usar roupas quentes em qualquer parte do seu corpo, menos no rosto".

      O rapaz raciocina: "Até onde eu sei, o principal motivo para as proteções faciais serem tratadas como tabu é o fato de que, geralmente, elas obscurecem a identidade de quem usa. Quando vemos alguém usando uma balaclava (gorro de tecido que cobre todo o rosto, menos os olhos, nariz e boca) tendemos a achar que a pessoa não é boa coisa".

      Ele está certo. Pelo menos na ficção, a peça é normalmente associada a sequestradores, assaltantes e terroristas. Mas agora os problemas de quem sente frio no rosto acabaram.
O inventor, que mostra o rosto mas não diz o nome, inscreveu a balaclava personalizada no concurso Stay Warm ("fique quente"). A votação dos internautas se encerra no dia 15 de fevereiro. Cinco ideias serão premiadas - totalizando US$ 260.
Acompanhe o passo-a-passo para fabricar sua própria máscara personalizada "Identity Preserving Balaclava".

Passo 1

      Primeiro, é necessário ter:

- câmera digital
- software de edição de fotos
- impressora
- papel transfer (pelo menos 6 peças)
- moleton claro (1/2 metro é suficiente)
- um ferro de passar
- tesoura
- agulha ou máquina de costura (para quem souber manejá-la) 
- linha
- alfinetes 
- uma superfície plana
- régua ou fita métrica.

Passo 2

      Tire 6 fotos digitais de 20 x 25 cm (cada uma de um ângulo diferente, de modo a cobrir toda a área de sua cabeça). Os ângulos necessários são:
1. O rosto (de frente)
2. Perfil esquerdo
3. Perfil direito
4. Parte de trás da cabeça
5. Parte de cima da cabeça
6. Pescoço e nuca

Passo 3

      Você precisa editar as fotos para que elas sejam impressas adequadamente nas folhas de decalque. Provavelmente a melhor maneira de fazer isso é por tentativa e erro. Pegue a régua ou a fita métrica e tire as medidas da sua cabeça. Tenha em mente que as imagens devem ser ligeiramente maiores que sua cabeça para que a balaclava se encaixe nela. Imprima testes em papel comum.
Lembre-se de inverter todas as imagens antes de imprimi-las no papel-decalque.

Passo 4

      Siga as instruções que vêm junto com as folhas de papel-decalque.

      Nota: pode ser útil lavar o tecido depois de aplicar as imagens. A peça pode encolher, mas isso facilita o trabalho na hora de costurar as partes (o tecido fica mais macio).

Passo 5

      Comece cortando os orifícios para a boca e os olhos, certificando-se de que eles estão alinhados com sua boca e olhos reais. Pregue as imagens dos perfis com os alfinetes e vá ajustando a posição com ajuda de um espelho.

      Depois de costurar essas peças, corte o tecido com a imagem do topo de sua cabeça. Neste ponto o inventor do Identity Preserving Balaclava dá instruções um pouco complicadas sobre como montar o cocuruto.

Passo 6

      Faça os ajustes necessários usando os alfinetes e, depois, costure.

Passo 7

      Agora você já pode andar na rua sem medo de que as pessoas pensem que você tem tendências criminosas só porque seu rosto está escondido atrás de uma balaclava. Peça para os lojistas não se preocuparem - a polícia pode identificá-lo se você decidir cometer um roubo. E seus amigos também serão capazes de reconhecê-lo na rua. E um último conselho: antes de sair, não se esqueça de escovar os dentes.

Nenhum comentário: